top of page

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO INVESTIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Não é de hoje que o mercado imobiliário é o mais sólido e o último a sentir os impactos políticos e econômicos. As altas rentabilidades e o baixo risco, fizeram com que o mercado voltasse a ser o mais procurado por investidores de todos os setores e de novatos também.



Mas espera, antes da gente começar, temos que entender que o mercado imobiliário não é só Fundos de investimentos ou compra de imovel na planta. Existem várias opções dentro do mercado que engloba todos os tipos de investidores.


Mas cada uma têm suas questões específicas que devem ser levadas em consideração.

Lembrando, não estou aqui pra te indicar o melhor negócio, este vídeo é um primeiro passo para você aprender tudo o que precisa saber para realizar o melhor investimento.

Ao meu ver, a principal vantagem de investir neste mercado é a segurança. Por exemplo: Quando um país entra em uma crise financeira, a inflação começa a subir e a moeda passa a desvalorizar, o mais indicado sempre vai ser concentrar a renda em imóveis, porque não sofrerá desvalorização significativa, e com o passar do tempo vai se valorizar.


Além disso o investidor se beneficia de:

  1. Segurança patrimonial - A capacidade de cobertura da inflação do setor imobiliário, acontece por causa da relação entre o crescimento do PIB e a demanda por imóveis. À medida que as economias se expandem, a demanda por imóveis aumenta os aluguéis e isso, por sua vez, se traduz em valores de capital mais elevados.

Portanto, os imóveis tendem a manter o poder de compra do dinheiro, transferindo parte da pressão inflacionária para os inquilinos e incorporando na forma de valorização do capital.

  1. Rentabilidade - O setor imobiliário oferece muito mais lucros que o mercado de ações por exemplo e não tem tanta volatilidade, ou seja, é mais sólido.

  2. Valorização e preservação do valor investido - Os valores dos imóveis sempre aumentarão com o tempo, você protege diretamente o poder de compra do seu dinheiro.

  3. Boas projeções para um futuro próximo - A PROJEÇÃO É DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA, crescimento do PIB, expansão do setor...

  4. Alta liquidez - as rentabilidades pode ultrapassar os 20% ao ano.

  5. Aumento da disciplina financeira

Em alguns modelos de investimentos imobiliários, como as cotas de empreendimentos, você vira sócio da incorporadora, entrando no início da obra com valores que oferecem de 30/40% de desconto em cima do preço de m2, garantindo o lucro na compra por adquirir por um valor abaixo de mercado, esse tipo de investimento é interessante pelas altas rentabilidades, garantias e a liberdade do investidor.


Algumas empresas trabalham inclusive com a rentabilidade pré definida em contrato e em alguns lugares tem até a opção de retirada mensal como antecipação do lucro.


E falando um pouco sobre desvantagens, elas vêm mais para quem quer comprar um imóvel para revender ou alugar por exemplo.


  1. Paga preço de mercado na hora de investir.

  2. vai ter gastos de comissões, impostos e talvez até melhorias

  3. Porque pode passar um tempo com o imovel vazio com gastos de condomínio e IPTU, entre outros.


O retorno de um imóvel alugado tem gerado uma média de 7% ao ano. Os fundos de investimentos não estão no auge e a rentabilidade média é baixa. Já nas cotas, deve-se pesquisar bem em qual incorporadora investir, ver bem o projeto e analisar os valores de m2 na planta e valorizado. Lembrando que você só irá fazer um bom negócio, se adquirir um investimento com preço abaixo de mercado.


Existem poucas empresas que oferecem essa opção, mas a tendência é que cada vez mais oportunidades de cotas sejam abertas para pequenos investidores.

Término:


Bom, esse foi um resumo sobre as vantagens e desvantagens do mercado imobiliário. Gostou?


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page