top of page

A EVOLUÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Como surgiu o mercado imobiliário? Sempre foi seguro como é hoje? Eu te convido a entender como o mercado imobiliário cresceu aqui no brasil e como ele se tornou o mercado mais seguro para investimentos.



Até 1964 o mercado imobiliário no brasil não tinha regulamentação.

Quem adquiria uma propriedade não tinha nenhuma garantia em relação a compra e venda de imóveis. O primeiro dispositivo regulatório veio em dezembro de 1964 na lei 4.591 e em 1966 foi criado o BNH, Banco Nacional de Habitação.


Com isso, o governo quis criar mecanismos de financiamentos para produção e venda de imóveis. O que fez com que todas as camadas sociais fossem atendidas. Até os anos 80 o mercado funcionou bem, porém a estagnação da economia brasileira, junto com o aumento da inflação que chegou a 80%, fez com que o BNH fosse extinto em 1986.


Com uma crise instaurada, o mercado ficou instável, se encolheu e não teve uma fonte de recurso oficial ou privada para a produção e financiamento de imóveis até 2003. Ao mesmo tempo, teve uma grande queda de renda da população.


Em agosto de 2004 foi criada a lei 10.931. Ela foi muito importante para dar estímulos e maior confiança ao mercado.Isso ajudou na retomada dos financiamentos bancários, porque pavimentou o caminho, equilibrando o ambiente jurídico.


Junto com isso, a inflação e a taxa de juros tiveram uma baixa, trazendo um grande volume de recursos, aumentando a concorrência dos bancos para empréstimos imobiliários, o que ajudou no crescimento.



Esse é um pequeno histórico desse mercado que gera tanta rentabilidade aos investidores.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page